segunda-feira, 11 de julho de 2011

PANORAMA DO HAICAI NACIONAL : EDSON IURA


Após um mês sem postagens, motivo pelo qual até peço desculpas, voltamos com mais uma participação na série Panorama do Haicai Nacional. O entrevistado desta vez é muito especial, um dos maiores divulgadores do haicai no Brasil: Edson Iura.

Edson Iura 
é editor do site Caqui, atual administrador do fórum Haikai-l, curador da página Haicai Brasileiro do Jornal Nippak e também um dos organizadores do Encontro Brasileiro de Haicai, além de sua atuação como jurado em diversos concursos de haicai no Brasil.

Ah, quase me esqueci de dizer: ele foi a maior inspiração pra criar esse blog. Agora sim, dito tudo isto, vamos a entrevista? ;)
Rafael Noris - Como você conheceu o haicai?

Edson Iura - Lembro-me de meu avô como praticante de uma misteriosa arte japonesa chamada haiku. Quanto a mim, entre os vinte e os trinta anos, interessei-me por escrever poesia. A essa época, meus poemas eram sempre muito curtos. Foi então que, eventualmente, descobri traduções de haicais japoneses e que, além disso, existia gente escrevendo haicais em português. Atraiu-me no haicai a possibilidade de versejar de maneira mais orgânica, dentro dos parâmetros de uma forma tradicional.

Descobri Bashô, Paulo Franchetti, o Encontro Brasileiro de Haicai, Francisco Handa, o Grêmio Haicai Ipê e Goga Masuda, nessa ordem, e, desde então, vou por esse caminho.

RN - Aliás, este caminho tem ajudado muitas outras pessoas: você acabou criando o site Caqui e hoje é moderador do grupo virtual Haikai-l, duas importantes referências quando o assunto é haicai e a produção destes no Brasil. O que te motiva a divulgar este tipo de poesia?

EI - O que me motiva a divulgar o haicai é compartilhar o meu interesse no assunto com um público mais amplo, quiçá o mundo inteiro, o que, teoricamente, seria possível com a internet. A nível prático, contento-me em divulgar o haicai entre os falantes da língua portuguesa, o que começou em 1995, com o início da operação da internet comercial brasileira. Nessa época, descobri o que era uma "home page", aluguei espaço num servidor e comecei a praticar meus conhecimentos de html.
Em fevereiro de 1996, pus o Caqui no ar, o primeiro sítio sobre haicai em português da internet. O professor Paulo Franchetti, da Unicamp, estudioso de haicai e entusiasta das novidades tecnológicas, acabou encontrando-me em suas navegações pelo recém-desbravado ciberespaço, e passamos a trocar ideias sobre uma lista de discussão de haicai. Ele se encarregou de abrir uma lista no servidor da Unicamp e, em abril de 1996, nasceu a Haikai-L, o primeiro fórum de haicai da internet lusófona.

RN - Os seus haicais seguem uma orientação tradicional, mas no Caqui você também expõe os mais diversos estilos de haicai praticados no Brasil. Como você vê essa coexistência de estilos tão diferentes (às vezes até conflituosos)?

EI -
Enquanto gênero literário, o haicai não tem dono. Ao mesmo tempo, recuperando uma frase do Mestre Goga, "o dono do haicai é o próprio autor", isto é, cada um escreve de acordo com seus valores.
Não me passa pela cabeça censurar este ou aquele entendimento sobre o assunto. Tenho cá minhas ideias, que partilho com quem quiser ouvir.



Haicais de Edson Iura:

Vento de inverno.
O gato de olho vazado
procura seu dono.

Procurando pouso
na rua movimentada,
borboleta aflita.

O mendigo sonha
entre sacos de lixo
e flores de ipê.

Conversa animada...
Na marquise, dois mendigos
entre cobertores.

Caminhão se vai-
De uma nuvem de fumaça
uma borboleta


Para: radeir@ymail.com
Data: Sexta-feira, 8 de Julho de 2011, 6:06
Fonte:
Link to :: hai kais ::
fórum Haikai-l,